segunda-feira, 28 de julho de 2025

 DESENHO  RELOGIOS DE SOL HORIZONTAL  E VERTICAL

Procedimento

 

1.0-Introdução

 

Desenhar um relógio de sol  horizontal ou vertical  manualmente,  é um  desafio interessante  de astronomia e artesanato, geometria e trigonometria !...

 

No relógio de sol horizontal, o mostrador está na horizontal pelo que o gnómon faz um ângulo com o mostrador igual à latitude do local de implantação do relógio.

 

 

No relógio de sol vertical, o mostrador está na vertical, eventualmente aplicado numa parede de preferência virada a Sul pelo que o gnómon faz um ângulo com o mostrador igual à co- latitude do local ( 90º- ângulo da Latitude ).

 



2.0- Desenho Relógio de Sol Horizontal para Instalar na Escola Secundária do Bocage – Setúbal

 

·        Coordenadas:

o   Latitude : 38º 32’ 00’  N

o   Longitude: 8º 53’ 26’’ W

·        Fuso horário: UTC+1 (horário de verão europeu)

·        Hemisfério: Norte

 

2.1 - Material Necessário:

·        Papel ou madeira fina (para o mostrador)

·        Vareta rígida  para  o Gnómon

·        Régua

·        Compasso

·        Transferidor

·        Lápis / caneta e borracha

·        Tesoura ou X-sato

·        Bússola   

 

2.2- Como desenhar o mostrador ( ver figura 1 ):

 

2.2.1      Desenhe dois retângulos concêntricos   conforme figura 1  (exterior com 250 mm x 180 mm de lado e interior com 210 mm x 140mm )

 

2.2.2     Defina o lado superior do mostrador como sendo o segmento de recta EO ( Este Oeste ), no retângulo interior.

 

2.2.3     No segmento de recta EO, marque o ponto médio A e trace uma perpendicular, para definir o eixo NS do mostrador .

2.2.4     Com início no ponto A defina o ângulo da latitude do local ( no nosso caso 38,5 º )

 

2.3      Desenho do Gnómon triangular do relógio. Triângulo ABC.

 

Importante :

Num relógio de sol horizontal o Gnómon deve fazer com o plano horizontal do mostrador um ângulo igual à latitude do lugar.

Atribua  a altura do gnómon que pretende ( segmento BC ). Exemplo 30 mm, que deve ser perpendicular a AB.

Conhecendo este dado e o ângulo da latitude do lugar, calcule os restante segmentos do Gnómon ( segmentos AC e AB )


2.4        Determinação da linha Equinocial 

Com início no ponto C  desenhe um segmento perpendicular a AC até encontrar a perpendicular  do eixo NS e marque como ponto D. Agora, desenhe um segmento paralelo a EO, passando  pelo ponto D.  Encontrámos a linha do equinócio ou equinocial ( E ), que nos vai ajudar a traçar as linhas  horárias do nosso relógio.

 

2.5      Construção das linhas horárias

Com centro no ponto D, trace uma circunferência com raio DC e marque como ponto F o cruzamento desta circunferência com o eixo NS. De seguida trace uma paralela á linha do equinócio passando por F.

Com centro em F construa um relógio equatorial ( 15º por hora ) de forma que as linhas deste relógio cruzem a linha do equinócio.

Agora, com origem em A  desenhe as linhas horarias do nosso relógio de sol de forma que cada linha,  com origem em A, passe pelos respetivos pontos de cruzamento com a linha do equinócio .

 

2.6      Numeração das horas

Tratando-se de um relógio horizontal e como o sol nasce a Este, então as horas antes do meio dia ficam à direita do mostrador e  consequentemente as horas  após o meio dia à esquerda .

Uma imagem com file, diagrama, Paralelo, captura de ecrã

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Figura 1

  


3.0- Desenho Relógio de Sol Vertical para Instalar na Escola Secundária do Bocage – Setúbal

Nota:

O desenho de um relógio de sol vertical utiliza o mesmo processo geométrico, usado para o relógio horizontal, mas considerando que  o ângulo do Gnómon com o plano do mostrador ser o ângulo da Co – latitude do lugar (no nosso caso:  90- 38,5º ).

Como o relógio é para ficar virado a sul, então a numeração das horas terá que respeitar o movimento da deslocação da sombra do Gnómon.

                                                                             

Uma imagem com file, captura de ecrã, Paralelo, diagrama

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                                                                          Figura 2                                                   

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