Sabemos que existem autarquias que, com apoio de alguns " carolas ", têm de forma louvável, procurado identificar, registar e reconstruir os Relógios de Sol existentes nos seus concelhos, colocando esse património nas rotas turísticas locais, a que chamam, e muito bem, ROTAS DOS RELÓGIOS DE SOL.
Esta página será dedicada às ROTAS DE RELÓGIOS DE SOL que formos identificando, para sermos mais uma voz na promoção dessas iniciativas.
Fica desde já o nosso agradecimento a todos aqueles que queiram colaborar connosco, na identificação destas ROTAS e dos seus relógios
Notas:
Lembramos que o correcto funcionamento de um Relógio de Sol depende das coordenadas do local onde se encontra instalado ( latitude e longitude ) e da equação do tempo que varia diariamente, entre um atraso de cerca de 14 minutos, em meados de Fevereiro e um avanço de cerca de 16 minutos, no princípio de Novembro.
Infelizmente a maioria dos Relógios de Sol, que encontramos não nos indicam as coordenadas do local para onde foram concebidos, por isso e usando a tecnologia actual, é possível determinar as coordenadas onde se encontra o Relógio, o que é determinante para que o Gnomon possa ter uma posição correcta.
A nossa informação sobre coordenadas, deve ter a seguinte leitura: Sempre que indicarmos a informação dos segundos, é porque conhecemos o local exacto onde o relógio se encontra. Quando faltar a informação dos segundos, então a indicação das coordenadas foi feita por estimativa.
A nossa informação sobre coordenadas, deve ter a seguinte leitura: Sempre que indicarmos a informação dos segundos, é porque conhecemos o local exacto onde o relógio se encontra. Quando faltar a informação dos segundos, então a indicação das coordenadas foi feita por estimativa.
Rotas já identificadas: ( Vamos carregando fotos e comentários, à medida que tenhamos essa informação. )
1- Rota dos Relógios de Sol de Valença
10 relógios
Arão lugar do Eirado
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, datado. Coordenadas ( estimadas): Lat. 42º 08' ; Long. 8º 34' .
Cerdal lugar de Bogim
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, em aparente bom estado de conservação e funcionamento . Coordenadas ( estimadas): Lat. 41 59' ; Long. 8 37' .
Taião de Baixo
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude,
Taião de Baixo
Comentário: Relógio de sol horizontal .
Taião de Cima
Comentário: Relógio de sol vertical.
Taião de Cima
Comentário: Relógio de sol vertical.
Gandra
Comentário: Relógio de sol vertical.
Gondomil
Comentário: Relógio de sol vertical.
Boivão
Comentário: Relógio de sol vertical.
2- Rota de Sol em Montalegre
Trilho de relógios de Sol passa por algumas aldeias com relógios de Sol. O percurso marcado tem um comprimento total de cerca de 12 km.
3- Relógios de Sol da Região Saloia
17 relógios nos concelhos de Sintra e Mafra
3.1 - Sintra: 10 Relógios
Almargem do Bispo
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, datado de 1841, em mau estado de conservação e sem Gnómon. Coordenadas: Lat. 38º 50' ; Long. 9º 16' .
Assafora
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, de inspiração Cristâ, aparentemente em bom estado, mas sem Gnómon. Coordenadas: Lat. 38º 54' ; Long. 9º 24'.
Maceira
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, datado de 1874, bonita peça de " canteiro " em razoável estado de conservação mas sem Gnómon.
Coordenadas: Lat. 38º 52' ; Long. 9º 18' .
Coordenadas: Lat. 38º 52' ; Long. 9º 18' .
Montelavar 1
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, datado de 1813, Bela peça da cantaria portuguesa em bom estado de conservação e funcionamento. Parabéns a quem cuida de ti. Coordenadas: Lat. 38º 51' ; Long. 9º 19'.
Montelavar 2
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude. Outra bela peça da nossa cantaria, a precisar de limpesa . Coordenadas: Lat. 38º 51' ; Long. 9º 19' .
Montelavar 3
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, datado de 1871. Mais uma bela peça de cantaria a preciasr de limpesa. Mas o relógio está completo e lá vai desempenhado a sua função . Coordenadas: Lat. 38º 51' ; Long. 9º 19'.
Palácio da Pena
Comentário: Relógio de sol horizontal, sem correcção longitude, em bom estado de conservação e funcionamento . Coordenadas: Lat. 38º 47' ; Long. 9º 23'
São João das Lampas - Igreja
Comentário:
Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção de longitude, cuidado e em aparente bom estado de funcionamento .Coordenadas: Lat. 38º 52' 28´´ ; Long. 9º 23' 53'' .
Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção de longitude, cuidado e em aparente bom estado de funcionamento .Coordenadas: Lat. 38º 52' 28´´ ; Long. 9º 23' 53'' .
Sta. Susana
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, datado de 1808, Bonita peça de cantaria mas em mau estado de conservação . Coordenadas: Lat. 38º 54' ; Long. 9º 23'.
Terrugem
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, talvez datado de 1845, danificado, em mau estado de conservação e sem Gnómon. Coordenadas: Lat. 38º 50' ; Long. 9º 22'.
3.2 - Mafra : 7 Relógios
Carvoeira, Igreja Nª. Sra. do Ó
Comentário:
Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção de longitude e sem gnómon. Sabemos que foi uma referência, da hora local, nos tempos do Pároco Pascoal José de Mello Freire, nos finais do século XIX . Como se mosta não desempenha a sua função. Coordenadas: Lat. 38º 56' 29'' ; Long. 9º 23' 47'' .
Carvoeira
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, datado de 1761, em aparente bom estado de conservação e funcionamento. Coordenadas: Lat. 38º 56' ; Long. 9º 23'
Convento
Comentário:
Bonita imagem e uma peça fora do comum. Julgo que seja um 4 em 1, contendo 3 relógios de sol verticais ( um meridional, um oriental e outro ocidental ) e no topo um relógio horizontal. Não tenho informação se têm ou não correcção de longitude e a foto não é explicita. Coordenadas: Lat 38º 56' ; Long. 9º 19''.
Encarnação
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, que pena não se saber a data, talvez por precisar de limpesa. de resto mais uma bela peça de cantaria e a funcionar. Coordenadas: Lat. 39º 02' ; Long. 9º 22' .
Igreja Nova
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, não datado , em razoável estado de conservação, mas duvidamos que possa marcar a hora solar com este Gnómon. Coordenadas: Lat. 38º 55' ; Long. 9º 19'.
Sto Isidro
Comentário: Relógio de sol vertical, meridional, sem correcção longitude, datado de 1753, Mais uma excelente peça de cantaria a precisar de limpesa e provavelmente de outro Gnómon. Coordenadas: Lat. 38º 56' ; Long. 9º 19'.
São Julião
Comentário: Relógio de sol vertical com pelo menos dois mostradores ( não sabemos se tem mais , nas faces invisíveis ). Os visíveis são: Vertical meridional, sem correcção longitude, e um vertical ocidental. Ambos a precisar de revisão dos seus Gnómons , para que os relógios possam desempenhar as funções para que foram concebidos. Também não sabemos se está datado.Coordenadas: Lat. 38º 56' ; Long. 9º 19'.
4 - Cadaval
Relógio de Sol Vertical com correcção de declinação e de longitude da
Casa Agrícola Horácio Nicolau
Relógio de Sol Oriental com correcção de declinação e longitude da
Casa Agrícola Horácio Nicolau
5 - Rota Relógios de Sol de Murça
Fiolhoso
Cortinhas
Vilares
6- Rota Relógios de Sol de Ribeira de Pena
Obrigada por esta página que já me levou a todos os relógios mencionados que fotografei com grande interesse. Falta-me o Montelavar 2 que não consigo descobrir. Seria possível mais alguma indicação que me possa conduzir ao local onde ele se encontra. Desde já grata, Maria Emília Pires
ResponderEliminarOlá Maria Emília,
ResponderEliminarObrigado pela sua visita e interesse neste meu blog. As fotos destes relógios, da " região saloia ", foram-me oferecidas. Pessoalmente só visitei o de Mafra, junto ao convento. Também pretendo visitar o que está na igreja da senhora do Ó, na Carvoeira, porque um avô de minha mulher foi lá pároco, no tempo em que o relógio, era a referência do tempo, na Carvoeira, mas ainda não tive essa oportunidade. Sobre a questão que coloca, do Montelavar 2, Infelizmente não a posso ajudar .
Se foram "oferecidos" como os que colocou na secção Relógios de Sol na Região Norte de Portugal, então estamos entendidos...
ResponderEliminarCaro António Guimarães ( Dreamer), só agora, graças ao seu comentário, de hoje, vi um outro que deixou em 11 de Novembro de 2014 (quase a fazer dois anos!... ) sobre os Relógios de Sol da Região Norte. Acredite que não foi minha intenção fazer qualquer usurpação, mas apenas divulgar o que considero ser um património valiosos e mal cuidado, para o qual devemos alertar. Reconheço que devia ter tido o cuidado de destacar a origem das fotos, mas creio que deve ter sido o entusiasmo da descoberta desses belos exemplares que me fez esquecer o facto. Neste momento tenho duas alternativas. 1) eliminar as fotos 2) manter o que está feito e colocar em subtítulo o autor das mesmas. Agradeço que me ajude a encontrar a solução e se possível a partilhar outras ideias e sugestões sobre este interessante tema, que para mim é um agradável hobby.
ResponderEliminarMuitos parabéns por toda esta dedicação. Conheço alguns destes relógios de sol, principalmente os daqui desta zona de Sintra. Também tenho algumas fotos que tirei a relógios na zona de Vila Real e claro, aqui da minha aldeia, Morelena, onde existem três relógios que podem ser avistados da rua. Só a nível de curiosidade, no meu pátio tenho mais dois. Vou tentar enviar todas fotos que tenho juntamente com as respetivas informações das localidades e se isso ajudar a enriquecer este magnífico trabalho que tem vindo a fazer, fico muito contente. Muito obrigado mais uma vez pela dedicação. Paulo Silva, Sintra.
ResponderEliminarBoa tarde Paulo Silva. Um ano depois da sua publicação é que a vi quando vim procurar um relógio que me disseram existir na Tojeira. Vivo em Sintra e tenho fotografias de muitos relógios de Sol deste Concelho. Não conheço os de Morelena e muito menos os do seu pátio. Será que era possível fotografá-los. Muito grata pela sua ajuda. Ontem enviei um email para si. Certamente não o viu. Deixo o meu email e o meu contacto:
ResponderEliminarMaria Emília Pires
piresemi@gmail.com
Tm 961304644